Educação a Distância e eLearning em Estabelecimentos Prisionais em Portugal.

SINOPSE. O projeto “Educação a Distância e eLearning em Estabelecimentos Prisionais em Portugal- Ead@EPPt)” divide-se em dois subprojectos, um de índole tecnológico– Campus Virtual de Educação, Formação, Empregabilidade e Cidadania Digital, e outro de carácter mais pedagógico – Desenvolvimento e Avaliação de um Modelo Pedagógico Virtual Inclusivo– e decorrem do protocolo assinado recentemente entre a Direção Geral de Reinserção dos Serviços Prisionais (DGRSP) e a Universidade Aberta (UAb).

custoias

O Campus Virtual de Educação, Formação, Empregabilidade e Cidadania Digital– EFEC@

SINOPSE. Este projeto, de carácter tecnológico tem como principal objetivo a construção e desenvolvimento de um campus académico de educação, formação e cidadania digital que responda às necessidades organizacionais e formativas da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. Este Campus Virtual integrará diversos serviços online e será suportado por uma plataforma tecnológica que agregará tecnologias de eLearning e de eManagement, que procurarão tornar mais eficientes os processos de natureza pedagógica, académica, administrativa e de cidadania digital. A componente de eLearning irá ser desenvolvida tendo por base a plataforma Moodle, centrando a sua funcionalidade nos serviços mais importantes de gestão de conteúdos pedagógicos e das aprendizagens.

Desenvolvimento e Avaliação de um Modelo Pedagógico Inclusivo

SINOPSE. Este projeto tem como objetivo principal desenvolver e avaliar um modelo de formação em eLearning, aplicável aos contextos nacional e internacional, para o ensino e formação profissional em estabelecimentos prisionais, analisando o impacto deste modelo pedagógico nas perceções de competência dos formandos/estudantes, nomeadamente, no que diz respeito à autonomia, responsabilidade, autodireção e autorregulação, confiança nas próprias competências, capacidade de resolução de problemas, problematização e motivação para aprender.

Proponente: UMCLA/ELO/UAb; Instituições parceiras: Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP)/ GRUPOEDE/CEIS20/UC)