Universidade Aberta/ Unidade de Desenvolvimento-UMCLA

Fundada em 1988, a Universidade Aberta (UAb) é a única instituição de ensino superior público em Portugal de Ensino a Distância (EaD). Pela sua vocação e natureza, a UAb utiliza, a todo o tempo, nas suas atividades de ensino, as mais avançadas metodologias e tecnologias de ensino a distância orientadas para a educação sem fronteiras geográficas nem barreiras físicas, e dando especial enfoque à expansão da língua e da cultura portuguesas no espaço da lusofonia (comunidades migrantes e países de língua oficial portuguesa). Assim, a UAb disponibiliza, em qualquer lugar do mundo, formação superior (licenciaturas, mestrados e doutoramentos) e cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida. Toda a oferta pedagógica está integrada no Processo de Bolonha e é lecionada em regime de elearning, desde 2008, ano em que a UAb se tornou numa instituição europeia de referência, no domínio avançado do elearning e da aprendizagem online, através do reconhecimento do seu Modelo Pedagógico Virtual, inédito em Portugal e desenvolvido por esta instituição.

A UMCLA é uma estrutura de coordenação e supervisão da atividade dos Centros Locais de Aprendizagem que funciona na direta dependência do Reitor da Universidade Aberta.

A UMCLA tem as seguintes atribuições: supervisionar todas as atividades desenvolvidas no âmbito das competências dos coordenadores dos Centros Locais de Aprendizagem nacionais e internacionais e propor a criação de novos Centros, definindo a logística necessária ao seu funcionamento, numa lógica departamental e em contextos de comunicação online e presenciais.