Parcerias Unidade Móvel

Instituto de Estudos Medievais
No âmbito da História Medieval a ELO estabeleceu uma parceria subordinada a um programa de investigação a desenvolver com o Instituto de Estudos Medievais da FCSH.indice

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – CEIS20ceis20

No âmbito das Ciências da Educação a ELO tem, também, uma parceria com o GRUPOEDE (Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais) do CEIS20, da Universidade de Coimbra, que desenvolve trabalho orientado para a investigação em domínios variados no âmbito da Educação, com particular incidência na determinação da contemporaneidade.

Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa ISCTE/IUL

No âmbito da sua linha 2  a ELO possui  uma parceria com o CIES-IUL, centro de investigação universitário do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Os principais domínios científicos do CIES-IUL são a sociologia e as políticas públicas, mas também desenvolve atividade relevante nos domínios da ciência política, ciências da comunicação, ciências da educação, estudos urbanos e serviço social.

cies

 

Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ

A Universidade Aberta, atráves da ELO, e sob a coordenação do Prof. Doutor José António Moreira e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do LATEC/UFRJ, e sob a coordenação da Profa. Doutora Cristina Jasbinschek Haguenauer, estabeleceram uma parceria para: dinamizar a realização de investigação sobre as suas áreas de atuação e linhas de pesquisa; concorrer e captar recursos financeiros nacionais e internacionais com projetos desenhados no âmbito desta parceria; proporcionar um espaço para a produção e a divulgação de conhecimento nomeadamente, através da organização de eventos de caráter científico; promover a publicação e edição de trabalhos científicos e a produção de conteúdos nas áreas de atuação e linhas de pesquisas da ELO/UAb e do LATEC/UFRJ em revistas científicas e livros científicos; desenvolver e apoiar ações de formação avançada e continuada, nomeadamente cursos de formação de professores e de extensão; e promover visitas técnicas entre os investigadores da ELO/UAb e do LATEC/UFRJ para participar e ministrar ações ou cursos de formação avançada e continuada e atividades académicas.

latec

Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais

A Universidade Aberta, atráves da ELO, e a Direção Geral de reinserção e Serviços Prisionais, estabeleceram uma parceria direcionada para o desenvolvimento de atividades no domínio do ensino e formação, proporcionando à população reclusa o acesso a cursos de Educação a Distância e eLearning; para a criação de um Campus Virtual, especificamente concebido para a população reclusa, com acesso seguro e conteúdos específicos, para o desenvolvimento de atividades no domínio do ensino e formação em Educação a Distância; e para a realização de projetos de investigação, inovação e desenvolvimento de cariz pedagógico, tecnológico, científico, social e/ou de extensão universitária em parceria.

 

Caminhos do Cinema Portuguêslogonetloop-1

A Universidade Aberta, atráves da ELO, e sob a coordenação do Prof. Doutor José António Moreira e os Caminhos do Cinema Português, sob a direção do Dr. Vitor Ferreira, estabeleceram uma parceria para desenvolver atividades nos domínios do ensino e da formação; participação em projetos de investigação e de prestação de serviços à comunidade, de âmbito nacional e/ou internacional; utilização de equipamentos e espaços, desde que devidamente autorizada; estágios científicos/técnicos/pedagógicos; e promoção mútua de eventos de natureza informativa, formativa e de ensino.

Rede ObLID

No âmbito da Literacia e Inclusão Digital a ELO possui uma parceria com a Rede de Observatórios Municipais para a Literacia e a Inclusão Digital, rede vocacionada para a análise da realidade tecnológica e educativa, bem como para a promoção de competências para a literacia e inclusão digital, em âmbito municipal.

Wh!teBooks

Com o intuito de promover e publicar os trabalhos decorrentes da investigação desenvolvida na ELO foi estabelecida uma parceria com a Editora Wh!teBooks.