O vídeo como dispositivo pedagógico e possibilidades de utilização didática: produção e edição de conteúdos audiovisuais

SINOPSE. O início deste novo século colocou as escolas, e o ensino em geral, perante um panorama tecnológico repleto de informação digitalizada e no meio de uma grande explosão de comunicação audiovisual. Perante este cenário de vertiginosa evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) deparamo-nos com a necessidade de (re) pensar e apostar na renovação dos processos e dispositivos pedagógicos, numa escola cada vez mais plural e onde a exigência de uma pedagogia versátil, personalizada e flexível é inquestionável.

Assim com esta ação de formação pretende-se:

    • Sensibilizar para as potencialidades comunicativas do vídeo em contexto educativo
    • Promover a utilização do vídeo no processo pedagógico
    • Transmitir conhecimentos que habilitem a melhor conceber, aplicar, analisar e avaliar soluções que tenham a imagem como mediadora.
    • Analisar as funções e o papel do vídeo no processo de ensino-aprendizagem.

Desta forma pretende-se que no final da ação os formandos:

  • Adotem práticas pedagógicas inovadoras com recurso a conteúdos audiovisuais.
  • Adquiram competências relativas a utilização, conceção, produção e avaliação de recursos audiovisuais.

CONTEÚDOS (50 horas):

I – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL- TERRENO PROPÍCIO À ATIVIDADE EDUCATIVA
O vídeo didático- pedagógico e o educativo.
O vídeo como objeto e recurso pedagógico- possibilidades de utilização didática.
Funções do vídeo na aprendizagem.

II- RECURSOS DE APRENDIZAGEM AUDIOVISUAIS NA SALA DE AULA
Principais etapas para uma adequada utilização pedagógica
A desconstrução pedagógica de recursoS de aprendizagem

III- O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
A produção de vídeos online