Educação e Tecnologias Digitais com chancela ELO/UMCLA

assuncao_moreira

É o primeiro livro técnico nascido em resultado de uma ação direta da ELO/UMCLA, a Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local, e do Centro Local de Aprendizagem (CLA) de Porto de Mós da Universidade Aberta. Falamos do livro “Ensinar e Aprender com Tecnologias na Era Digital – um script de aportes teórico-práticos”, uma obra que acaba de ser publicada e que surge na sequência da primeira edição do Seminário com o mesmo nome, que decorreu em Porto de Mós no final do mês de outubro.ENSINAR-E-APRENDER-COM-TECNOLOGIAS-NA-ERA-DIGITAL_3d-500x500

O Seminário, recorde-se, surgiu na sequência de uma iniciativa promovida pelo Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta em Porto de Mós (CLA) e pelo Agrupamento de Escolas da mesma região, que é agora consubstanciado em forma de livro.

A iniciativa levou a Porto de Mós um conjunto de especialistas na área das tecnologias educativas, das ferramentas e plataformas digitais, investigadores e docentes do ensino superior, não só da Universidade Aberta como também da Universidade do Minho, da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico de Leiria, parte deles investigadores da ELO.

A ideia de criação de um documento que permitisse reunir os contributos dos oradores deu origem a um livro que perspetiva a educação de uma forma inovadora, aberta, flexível, digital e inclusiva. A organização deste livro esteve a cargo de Séfora Silva, coordenadora do CLA de Porto de Mós, J. António Moreira, diretor da delegação regional do Porto da Universidade Aberta e de Angélica Monteiro, investigadora da Universidade do Porto. A obra foi editada pela Wh!teBooks e apoiada pelos parceiros do evento, a Caixa Crédito Agrícola de Porto de Mós e a Associação Nacional de Professores (APN), estando disponível para venda junto da editora. Destaque ainda para a distribuição gratuita junto de alguns serviços do município-sede, nomeadamente a Biblioteca Municipal e as escolas, graças ao apoio das entidades já citadas.