Projeto da Universidade Aberta nas prisões em reportagem especial da SIC

liberdade_SIC“Liberdade para pensar” foi o título da Reportagem Especial que a SIC difundiu retratando o projeto de ensino superior nos estabelecimentos prisionais, desenhado pela Universidade Aberta e criado em parceria com a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

A reportagem entrou naquela que é uma das maiores cadeias do País, o Estabelecimento Prisional do Porto, conhecido como prisão de Custóias e mostrou como este também é um espaço de segundas oportunidades. Enquanto cumprem pena, os reclusos podem frequentar cursos superiores na modalidade de educação a distância e e-learning, através de um modelo de ensino mediado pelas novas tecnologias, aspirando a uma futura reintegração na sociedade.

O canal de televisão apresentou uma reportagem que abordadou o projeto, a sua configuração futura e crescimento e a visão da DGRSP sobre as virtudes deste trabalho. Destaque para os depoimentos do reitor, Professor Doutor Paulo Dias e do coordenador científico do projeto, Professor Doutor António Moreira. Este último é também coordenador científico da ELO – unidade móvel de investigação em estudos do local, no âmbito da qual este projeto conheceu os primeiros desenvolvimentos e é diretor da delegação regional do Porto da UAb, que tem estado associada ao avançar do projeto-piloto do ensino superior a distância no Estabelecimento Prisional de Custóias.