ELO na organização de jornadas internacionais sobre pequenas cidades medievais

Discutir o papel das pequenas cidades na construção da Europa Medieval. É este o primeiro objetivo das Jornadas Internacionais da Idade Média que irão decorrer entre os próximos dias 6 a 8 de outubro, em Castelo de Vide, Portalegre.

castelo-de-vide

A vila alentejana será anfitriã desta primeira edição de um certame que se pretende de realização anual, com carácter científico e de âmbito internacional. A UAb, através da ELO (unidade móvel em Estudos do Local), apoia institucionalmente e participa na organização desta 1ª edição das Jornadas Internacionais da Idade Média, nomeadamente através de docentes da UAb e investigadores da ELO.

Em 2016, este evento científico é dedicado ao “Papel das pequenas cidades na construção da Europa Medieval”. Conjugando várias áreas científicas – como a História, História de Arte, Património, Arqueologia e Ciências da Computação – este congresso propõe-se contribuir para resgatar ao silêncio as pequenas comunidades urbanas, através da sua promoção enquanto objeto de estudo. Paralelamente, os reputados investigadores portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e alemães que marcam presença nas Jornadas, refletem sobre as estratégias de incremento do turismo cultural neste tipo de localidades, nomeadamente através da virtualização e da divulgação online do seu património.

No âmbito do Congresso, será formalizada a Rede internacional de Estudos sobre as Pequenas Cidades no Tempo (in_SCIT), na qual a ELO será um parceiro.

Este evento resulta da parceria estabelecida entre o município de Castelo de Vide e o Instituto de Estudos Medievais da FCSH/NOVA. De acordo com a organização, “pretende-se que, a seu tempo, as Jornadas Internacionais da Idade Média venham a marcar o ritmo dos encontros regulares sobre Idade Média a nível internacional”.

Mais informação e o programa detalhado podem ser consultados no site do evento, em http://www.castelodevide.pt/idade-media/pt_PT/ , existindo ainda uma página de Facebook dedicada ao papel das pequenas cidades na construção da Europa Medieval (https://www.facebook.com/The-role-of-small-towns-in-building-Medieval-Europe-193635271010341/ ).