ELO e Rio de Janeiro avançam com projetos conjuntos

cristinahaguenauer

Cristina Haguenauer

Já está em andamento o primeiro projeto conjunto entre a Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) e o Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação (LATEC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trata-se da participação no “Simpósio Internacional Fusões no Cinema”, que irá decorrer entre os dias 24 e 26 de novembro de 2016, em Leiria.

Esta participação, traduz-se, não apenas, no convite a conferencistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas também na edição e publicação de um número especial na Revista Linguagem do Cinema e do Audiovisual, resultante dos melhores trabalhos apresentados no Simpósio e coordenada pela ELO.
Estas atividades vêm corresponder a um protocolo já firmado em 2012, entre a Universidade Aberta e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, e que agora se materializam, também, através de uma adenda que define a ELO e o LATEC como interlocutores.
Esta aproximação entre a ELO/UAb e o LATEC/UFRJ contemplará iniciativas e ações várias, com destaque para a realização de projetos de investigação em parceria, organização de eventos de caráter científico, publicação de trabalhos e conteúdos em livros e revistas científicas, desenvolvimento de ações de formação avançada e uma clara aposta no trabalho em redes nacionais e internacionais de cooperação científica e tecnológica entre investigadores, universidades, centros de investigação e empresas.
O Professor Doutor José António Moreira, por parte da ELO, e a Professora Doutora Cristina Jasbinschek Haguenauer, do LATEC/UFRJ, coordenarão os trabalhos a ser desenvolvidos no âmbito desta parceria.
De referir ainda que este primeiro projeto conjunto, insere-se também numa outra parceria já existente entre a ELO e os Caminhos do Cinema Português.