Cinema e Vídeo: Desconstruções Pedagógicas

Em tempos de profundas mudanças sociais, económicas e culturais e da vertiginosa evolução das TIC, deparamo-nos com a necessidade de (re)pensar e renovar os processos, numa escola cada vez mais plural e onde a exigência de uma pedagogia versátil e personalizada é inquestionável.
As instituições educativas têm vindo a apresentar iniciativas reformadoras, contemplando nos seus planos estratégicos novas molduras de funcionamento. Muitos educadores, respondendo a este desafio, têm procurado recorrer a objetos de aprendizagem audiovisuais responsivos e eficazes que tornem estes processos de aprendizagem mais sofisticados. No entanto, quer por razões pedagógicas, tecnológicas ou formativas, nem sempre tem sido tarefa fácil. Assim, urge realizar abordagens que apontem possibilidades de exploração e integração do cinema em contexto educativo. Assim, com o intuito, de estudar estas questões, mas também de procurar ajudar educadores e formadores a utilizar pedagogicamente este tipo de recurso, neste módulo são apresentados alguns exemplos de estratégias e um modelo pedagógico para desconstrução de filmes, adaptável a qualquer contexto e ambiente educativo.

DATA & LOCAL

21 e 22 de Janeiro de 2017
9h00 – 18h00 (8h presenciais + 18h online ou 26h online)

(Inscrições até 9.Jan.2017)
Acreditado pelo Conselho Científico de Formação Contínua de Professores

REGISTO DE ACREDITAÇÃO: CCPFC/ACC – 86796/16

Conservatório de Música de Coimbra

Condição Preço
Estudantes 70€
Público 90€

PLANO DA SESSÃO

I – O Cinema em Ambiente Educativo
1. O cinema enquanto ferramenta pedagógica multidisciplinar.
2. O cinema enquanto fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento.
3. O cinema e o senso crítico, estético, cultural e artístico.

II – Modelo Pedagógico para Desconstrução de Vídeos (MPDV)
1. Principais etapas para uma adequada utilização pedagógica: (e) atividades.
2. A desconstrução pedagógica de recurso de aprendizagem
3. Grelhas/ fichas de análise para a desconstrução.

Formador

antonio_6_siteelo

António Moreira/ Universidade Aberta

É Doutorado e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra e concluiu programa de Pós-Doutoramento em Tecnologias Educacionais e da Comunicação também na Universidade de Coimbra. É Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino à Distância (DEED), da Universidade Aberta.