CINEMALOGIA- Curso de Cinema

Mais de um século após a sua invenção, o Cinema continua a ser a forma de expressão artística mais importante do mundo contemporâneo. A sua linguagem é hoje adotada por uma série de meios de comunicação e expressão visual, influenciando não só os novos media, mas contagiando também outras formas de manifestação artística tradicionais, da Literatura à Pintura ou da Dança à Arquitetura.
De facto, apesar de todos os desenvolvimentos técnicos e artísticos através dos quais se foi permanentemente (re)inventando, o Cinema constitui um dos meios de expressão artística mais complexos que nos é dado a apreciar.

Neste curso de iniciação à realização cinematográfica – Cinemalogia 6 -, pretende-se transmitir os principais conhecimentos e desenvolver as principais competências, do ponto de vista técnico e artístico, necessários à realização de um projeto cinematográfico, desde a conceção e desenvolvimento de uma ideia de ficção original à sua exibição numa sala de cinema, habilitando os formandos a produzirem uma curta-metragem, usando os conhecimentos de produção de vídeo digital conseguidos ao longo da formação.cinemalogia

1. Destinatários
Amadores e profissionais de cinema, vídeo e audiovisual que pretendam aprofundar os seus conhecimentos de forma geral, ou em aspectos específicos, do processo de construção de um filme.
O curso destina-se, assim, a formandos de áreas académicas e profissionais: e-formadores, Animadores Culturais e Sociais, Profissionais da área da Comunicação/Novos Media, Empreendedores, Estudantes do Ensino Superior; Estudantes do Ensino Secundário e público em geral.
O curso é, também, oportuno para Professores do Ensino Básico e Secundário, pois os seus Módulos Transversais possuem acreditação pelo CCPFC (para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores).

2. Enquadramento
O curso vai para a sua sexta edição e oferece uma formação em Cinema, Audiovisual e Multimédia essencialmente prática. A tradição na formação que os Caminhos Film Festival promoveram, ao longo das suas últimas edições, possibilitou e gerou o conhecimento necessário à produção de um curso modular que explora todas as fases de conceção de uma obra cinematográfica, da sua ideia ao seu produto final: o filme.
A recente parceria estabelecida com a Universidade Aberta permitirá, ainda, na presente edição, complementar as atividades presenciais com atividades online.

3. Objetivos
O curso tem como objetivos gerais a difusão e formação em cultura cinematográfica. Esta ação formativa irá criar técnicos capazes de acompanhar todo o trabalho de produção cinematográfica, assim como de desenvolver novas obras. Estes novos quadros permitirão, por parte dos formandos, aumentar a produção fílmica regional e nacional, dinamizando áreas de negócio até à data pouco exploradas. Por outro lado, a exploração do campo multimédia como arte, poderá originar novos artistas que explorem os novos media.

4. Metodologia
O curso será ministrado, tendencialmente em regime presencial, em Coimbra, com o apoio de uma plataforma de aprendizagem (LMS), com exceção dos Módulos Transversais, que terão uma forte componente online, pelo que é essencial que o formando possua uma conta de correio eletrónico ativa, disponha de acesso regular à internet e tenha conhecimentos informáticos básicos na ótica do utilizador.
Para a realização com sucesso dos módulos, presenciais e online, estão previstas tarefas individuais ou em grupo que envolverão a participação ativa dos formandos.
As atividades formativas relativas a cada módulo são realizadas presencialmente, excetuando as dos Módulos Transversais, que serão em regime de b-learning. Em todos os módulos do curso, os formandos terão ao seu dispor um ambiente virtual no LMS, valorizando-se a comunicação assíncrona.

5. Competências Gerais
. Aquisição de competências no âmbito da criação e desenvolvimento de uma obra cinematográfica;
. Aquisição de competências em métodos e técnicas de produção cinematográfica;
. Avaliar e compreender o processo criativo de uma obra cinematográfica;
. Desenvolvimento da capacidade crítica e de análise dos produtos cinematográficos, audiovisuais e multimédia.
. Criação de meios audiovisuais auxiliares da ação educativa.

6. Duração do Curso Completo: 420 Horas / 21 a 22 Semanas
6.1. Local de Realização: Coimbra
7. Coordenação Científica: Vítor Ferreira
8. Coordenação Pedagógica: António Moreira
9. Coordenação Geral: Francisca Carvalho
9.1. Secretariado: Carmen Santos
10. Limite de Participantes: 25
11. Início: 19 de Novembro de 2016

12. Candidaturas
Curso Completo – até 19 de Novembro de 2016
Módulos Isolados – até ao início do módulo em questão

13. Certificação
Para obter a certificação total do curso, o formando deverá ter participado em 75% dos módulos formativos nucleares. Esta certificação incidirá sobre os módulos frequentados e sobre as competências adquiridas.
A participação em módulos isolados é igualmente objeto de certificação da participação.
A Certificação da participação no Curso de Cinema – Cinemalogia 6 será efetuada pela Universidade Aberta e pelos Caminhos Film Festival.

14. FAQs
A frequência do Curso de Cinema pode ser efetuada de forma completa, com uma inscrição única que garante aos formandos o acesso a todos os módulos (Nucleares, Complementares e Transversais) ou de forma isolada, com inscrição em cada módulo.

O pagamento de inscrições no Curso Completo Cinemalogia, Preço-Campanha ou Preço-Final, pode ser efetuado em três prestações:
. 50% no ato de inscrição
. 30% até 18.Fev.2017
. 20% até 29.Abr.2017