Ferramentas, Plataformas e Interfaces Online

A grande variedade de tecnologias digitais da web 2.0 que motivam uma aprendizagem interativa permite ao profissional da formação criar as suas ferramentas ou reutilizar os recursos existentes. No entanto, esta riqueza e diversidade de tecnologias requere ao formador uma capacidade de seleção que se coadune às dinâmicas formativas que pretende implementar nos seus cursos.  Com esta ação pretende-se, assim, explorar o potencial de algumas das principais ferramentas da web 2.0, das redes sociais, dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e a possibilidade de conexão entre as ferramentas analisadas.ferramentas

COMPETÊNCIAS

 No final da ação o formando deverá:

  • conhecer e utilizar ferramentas tecnológico-digitais da web 2.0, numa ótica comunicativa e formativa.
  • possuir competências de manuseamento de plataformas digitais de aprendizagem e de ferramentas “web 2.0”.
  • possuir competências centradas na seleção e conceção de recursos de aprendizagem para ambientes de formação
  • possuir conhecimentos sobre redes sociais e sobre as potencialidades dos jogos e dos ambientes virtuais multiutilizador.
  • compreender os novos desenvolvimentos da formação online em ambientes personalizados de aprendizagem.

CONTEÚDOS DA AÇÃO:

 ALGUMAS FERRAMENTAS DA WEB 2.0

  1. Blogues e microblogues
  2. Partilha de imagem, som e vídeo
  3. Ferramentas da Web 2.0 Mobile
  4. Mapas concetuais online
  5. Software de apresentações

REDES SOCIAIS, APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS E AMBIENTES VIRTUAIS MULTIUTILIZADOR

  1. Redes sociais
  2. Aprendizagem baseada em jogos: aspetos sociais do jogo
    • Jogos sérios: conceito, metodologia de desenvolvimento e aplicações
    • Gamification: conceito, metodologia de desenvolvimento e aplicações.
  3. Ambientes virtuais multiutilizador (MUVE): Second Life

PERSONAL LEARNING ENVIRONMENTS (PLEs)

  1. Ambientes de aprendizagem distribuída
  2. Ambientes de aprendizagem social
  3. Ambientes pessoais em rede

REGISTO DE ACREDITAÇÃO Nº – CCPFC/ACC-85325/15
ECTS: 2 ECTS
DURAÇÃO: 52 horas
COORDENAÇÃO:
José António Moreira
FORMADOR:
Fouad Nejmeddine