Inovação e Formação na Sociedade Digital. Ambientes Virtuais, Tecnologias e Serious Games

MOREIRA, J. António, BARROS, Daniela & MONTEIRO, Angélica (Org.) (2015). Inovação e Formação na Sociedade Digital. Ambientes Virtuais, Tecnologias e Serious Games. Santo Tirso: Wh!te Books. Apoio: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)- Centro de Estudos Interdisciplinares dos Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20); Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO-UAb). (ISBN: 978-989-8765-25-3)

A mudança de paradigma e de filosofia educacional, para uma educação aberta e em rede, exige uma política ativa de formação, de conversão digital, para garantir práticas pedagógicas de qualidade, através de programas de qualificação com o recurso a tecnologias digitais interativas. Neste sentido, torna-se necessário uma valorização institucional da prática da educação online a par de um investimento na formação para a docência online. É no quadro dessas necessidades identificadas ao nível da e-Docência que surge a presente obra, Inovação e Formação na Sociedade Digital: Ambientes Virtuais, Tecnologias e Serious Games, que se centra na formação e nos possíveis cenários personalizáveis e virtuais de aprendizagem de interação lúdica, dinâmica, estimulante e cooperativa, destacando a importância dos jogos digitais no que respeita à capacitação e promoção de competências sociais, académicas e profissionais.