O Vídeo como Dispositivo Pedagógico e Possibilidades de Utilização Didática em Ambientes de Aprendizagem Flexíveis.

MOREIRA, J. António & NEJMEDDINE, F. (2015). O Vídeo como Dispositivo Pedagógico e Possibilidades de Utilização Didática em Ambientes de Aprendizagem Flexíveis. Coleção de Estudos Pedagógicos. Dinâmicas Educacionais Contemporâneas, Número Extra, janeiro 2015. Santo Tirso: Wh!te Books (ISBN: 978-989-98890-8-8).

O início deste novo século colocou as escolas, e o ensino em geral, perante um panorama tecnológico repleto de informação digitalizada e no meio de uma grande explosão de comunicação audiovisual. Perante este cenário de vertiginosa evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) deparamo-nos com a necessidade de (re) pensar e apostar na renovação dos processos e dispositivos pedagógicos, numa escola cada vez mais plural e versátil.
Conscientes desta necessidade de questionamento e de renovação cremos, pois, que é essencial, por um lado, desenvolver recursos de aprendizagem audiovisuais que possam criar dinâmicas comunicativas e interativas próprias, e por outro, promover a utilização de modelos que incorporem processos de desconstrução e reflexão sobre esses recursos.
(…) neste texto são sugeridas algumas estratégias pedagógicas (….) e uma proposta metodológica para exploração de vídeos, no sentido de promover o seu uso eficiente em ambientes de aprendizagem flexíveis.