Pedagogia em Ambientes de Aprendizagem em Rede: O Curso de Formação para a Docência Online

HENRIQUES, Susana, MOREIRA, J. António, GOULÃO, Maria de Fátima & BARROS, Daniela (2016). Pedagogia em Ambientes de Aprendizagem em Rede: O Curso de Formação para a Docência Online. In F. Vieira, J. Silva, M. Flores, C. Oliveira, & T. Sarmento (Orgs.). Inovação Pedagógica no Ensino Superior. Ideias (e) Práticas. Santo Tirso: DeFacto Editores, 105-118. (ISBN: 978-989-8557-72-8).

Apesar das reformas do ensino superior em Portugal nos últimos anos, o estudo e a inovação da pedagogia continuam a ocupar um lugar marginal nas instituições. Mas é exatamente nessa margem, nesse ainda não-lugar, que podemos melhor compreender aquilo que impede e impele movimentos de mudança. Esta obra em dois volumes, organizada pelos membros do Núcleo de Estudos e Inovação da Pedagogia (NEIP) da Universidade do Minho, propõe aos seus leitores uma caminhada pela margem, uma viagem de reflexão sobre pressupostos, desafios e políticas de qualidade do ensino superior, sobre estruturas e projetos de apoio ao ensino e à aprendizagem, e sobre experiências de inovação e investigação das práticas. Certamente não queremos que a pedagogia permaneça na margem. E talvez um dia, quem sabe, ela ocupe o lugar que merece nas instituições de ensino superior. Mas por agora, teremos de continuar a lutar por esse lugar e nesta obra encontramos muitos modos de o fazer em contextos e campos disciplinares diversificados, que nos ajudam a compreender o que a pedagogia é e a vislumbrar o que pode (vir a) ser.
(Flávia Vieira – Coord. do NEIP)