Sociedade em Rede e Novas Tecnologias Educativas

A Sociedade da Informação, do Conhecimento ou em Rede consubstancia, inegável e invariavelmente, o modelo social atual, o qual institui um vasto conjunto de desafios transversais a todas as dimensões da sociedade. A Educação não é exceção.  Partindo-se do pressuposto de que as TIC constituem não só um recurso mas igualmente uma condição do modelo atual informacional, a sua potenciação implica não só a difusão da sua utilização mas, e sobretudo, uma viragem de paradigma no que respeita ao ensino-aprendizagem e à relação pedagógica. A aprendizagem torna-se relacional, comunitária e colaborativa, ainda que não necessariamente presencial. Neste contexto, torna-se pertinente proceder-se quer à devida atualização no que concerne às tecnologias educativas, quer, essencialmente, prover-se com o devidamente enquadramento paradigmático que confere àquelas sentido e significado didático-pedagógico.sociedade-rede

COMPETÊNCIAS:

– Enquadrar as atuais tecnologias educativas na designada Sociedade em Rede.

– Potenciar uma relação pedagógica inovadora num contexto de comunicação global.

– Reconhecer modelos, estilos e metodologias de ensino-aprendizagem em plataformas digitais.

Conteúdos:

A Sociedade em Rede e os novos desafios da educação

  1. A Sociedade em Rede e da informação
  2. A educação perante os novos desafios da Sociedade em Rede global
  3. As TIC como condição e recurso do novo paradigma tecnológico e informacional

Aprendizagem e Inovação Pedagógica na Sociedade em Rede

  1. Ensinar e aprender num contexto de comunicação global e mediatizado
  2. Ensino e aprendizagem em plataformas digitais
  3. Modelos e estilos de aprendizagem em plataformas digitais
  4. O Blended Learning: potencialidades de uma metodologia de ensino-aprendizagem
  5. A aprendizagem ao longo da vida: contexto e pretexto dos ambientes pessoais de aprendizagem – PLE: Personal Learning Environment.

REGISTO DE ACREDITAÇÃO: CCPFC/ACC-76985/14
ECTS / CRÉDITOS:
2 ECTS / 2.1 Créditos
DURAÇÃO:
52 Horas
DOCENTE:
José António Marques Moreira
FORMADORA:
Susana Januário