Estratégias de Diferenciação Pedagógica: Liderança em ambientes Digitais para a Aprendizagem

Perante uma sociedade em constante transformação, face às exigências de um conhecimento renovado e a uma escola inclusiva na sua diversidade social e cultural, a pedagogia diferenciada pode assumir- se como uma resposta pertinente à modificação essencial das atitudes (Astolfi, 1995). A pedagogia diferenciada propõe, pois, ao professor a abertura às necessidades e expectativas únicas do individuo – aluno, aplicando metodologias e instrumentos na riqueza da sua variedade didática. Importa, por isso, responder ao desafio da mudança na escola, não só nos
processos, mas também e essencialmente nos dispositivos que respondam de forma eficaz à aprendizagem com sentido numa perspetiva de lifelong learners e de cidadania ativa.

COMPETÊNCIAS captura-de-ecra%cc%83-2016-12-20-as-23-51-39

Com esta ação pretende‐se:
Compreender o conceito de diferenciação na sala de aula;
Analisar as interrelações pessoais;
Compreender o papel da autorregulação da aprendizagem na sala de aula;
Compreender as estratégias de diferenciação na sala de aula;
Refletir criticamente sobre a importância da aula diferenciadora;
Refletir sobre estratégias na sala de aula diferenciadora.
CONTEÚDOS
Diferenciação: a pedagogia do desafio a novas atitudes (a escola inclusiva).
O constructo do self e as inteligências múltiplas.
Práticas pedagógicas diferenciadas:
•a gestão do currículo
• a gestão da sala de aula
Aprendizagem diferenciada e sucesso: a liderança do aluno.
A autorregulação na sala de aula diferenciadora.
A avaliação diferenciada dos alunos.
As TIC como estratégia diferenciadora.
REGISTO DE ACREDITAÇÃO: CCPFC/ACC- 86285/16

DURAÇÃO: 52 Horas

FORMADORES: Susana Henriques e Lúcia Massano
INÍCIO/FIM: 27 de janeiro de 2017
CANDIDATURAS: até 22 de janeiro de 2017
CUSTO: 150 €