As possibilidades didáticas do cinema

cartazpontelimaA ligação do cinema ao mundo da educação e as possibilidades didáticas que aquele aporta ao ensino será o tema principal do seminário sobre Cinema, Educação e Tecnologia a realizar no próximo dia 14 deste mês, em Ponte de Lima.

O evento, que se insere na Linha 1 da ELO, Cultura, Formação e Tecnologias Digitais, terá como orador o Professor António Moreira, docente da Universidade Aberta e coordenador científico da ELO.

Este seminário inaugura um ciclo de iniciativas similares, que durante este ano vai percorrer diferentes Centros Locais de Aprendizagem, sob o desígnio “Educação e Cinema”.

O arranque será dado pelo Centro Local de Aprendizagem de Ponte de Lima, com o seminário agendado para as 10 horas do dia 14 de janeiro de 2017, no Auditório da Academia Fernandes Fão, em Ponte de Lima, sob o título “Cinema, Educação e Tecnologia: possibilidades didáticas”.

A iniciativa conta com o apoio da Escola Secundária de Ponte de Lima e do Plano Nacional de Cinema e destina-se a docentes do 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário. Tem como principal objetivo ajudar educadores e formadores a utilizar o cinema como recurso pedagógico, apresentando alguns exemplos de estratégias e um modelo pedagógico para desconstrução de filmes, adaptável a qualquer contexto e ambiente educativo.

Um dos suportes deste tema será o livro “Cinema e Educação – Convergências para a formação Cultural, Social e Artística”, lançado no final do ano, um instrumento de trabalho sobre a própria linguagem do cinema enquanto linguagem formativa. O livro estará disponível neste seminário, a preço especial.

Quanto à participação no evento, ela é gratuita mas carece de inscrição prévia, devendo ser contactado o CLA de Ponte de Lima.