As possibilidades didáticas do cinema em conferência pelo País

cartaz_cinemasjoaoA ligação do cinema ao mundo da educação e as possibilidades didáticas que aquele aporta ao ensino será o tema principal do ciclo de Conferências “Educação e Cinema”, que durante este ano vai percorrer diferentes Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta.
Esta iniciativa tem a chancela da UMCLA – Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem, através da ELO – Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local, inserindo-se na Linha 1 de investigação – Cultura, Formação e Tecnologias Digitais. A organização deste ciclo estará a cargo do Professor Doutor António Moreira e da Professora Doutora Maria do Céu Marques, docentes da Universidade Aberta e da Professora Doutora Elsa Mendes, Coordenadora do Plano Nacional de Cinema da Direção Geral de Educação.
O ciclo já teve início a 14 de janeiro, em parceria com o CLA de Ponte de Lima, com um seminário intitulado “Cinema, Educação e Tecnologia: possibilidades didáticas”, numa iniciativa que contou com o apoio do Plano Nacional de Cinema e que se destinou a docentes do 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário.
Seguir-se-á, no próximo dia 22 deste mês, o evento no CLA de S. João da Madeira e, no dia 29 de março, em Óbidos, através de coorganização do CLA de Porto de Mós.
Todo o ciclo terá como suporte o livro “Cinema e Educação – Convergências para a formação Cultural, Social e Artística”, lançado no final do ano, um instrumento de trabalho sobre a própria linguagem do cinema enquanto linguagem formativa.