Investigadores da ELO discutem Educação nos Açores

Encontros Filosóficos

Encontros Filosóficos

O objetivo é conseguir uma  reflexão alargada sobre Educação, unindo em torno do tema diversos investigadores e especialistas, que entre 26 de abril a 21 de maio irão definir o “estado da arte”, com a realização de conferências, workshops e “cafés filosóficos”. Tudo isto enquadrado nos Encontros Filosóficos “Educar em Tempo de Incerteza”, a decorrem nas “ilhas do triângulo” (Faial, São Jorge e Pico), nos Açores. A iniciativa contará com a participação organizativa do Centro Local de Aprendizagem da UAb da Madalena, e com um contingente da UAb, onde destacamos dois investigadores da ELO e o próprio Reitor da Universidade Aberta, que também irá apresentar produção académica.

Entre os dias 26 e 28 de abril, António Moreira, docente da Universidade Aberta e coordenador científico da ELO, explorará as ligações existentes entre “Educação, Vídeo e Tecnologias Digitais”, enquanto Maria de Fátima Goulão, docente da Universidade Aberta e membro colaborador da ELO, refletirá sobre “Educação Holística e Autorregulação”.

A presença da Universidade Aberta nestes Encontros Filosóficos fica completa com a comunicação a apresentar pelo Reitor, Professor Paulo Dias: “Desafios para uma Cidadania de Conhecimento na Sociedade Digital”.

Coorganizados pela Escola Secundária Manuel de Arriaga e pelo Centro Local de Aprendizagem da Madalena da Universidade Aberta, a estes Encontros Filosóficos, em que se propõe uma reflexão alargada sobre Educação, associam-se ainda diversas entidades, de que são exemplo o Governo Regional dos Açores, Assembleia Legislativa dos Açores, Universidade dos Açores, o Conselho Nacional de Educação, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações Culturais e Desportivas.

“Educar em Tempo de Incerteza” é um projeto de envolvimento ativo das comunidades do canal entre as escolas e sociedade civil do Pico, Faial e São Jorge, que pretende abrir espaços de crítica, reflexão e questionamento e contribuir para a construção de um novo pensamento e para a construção de realidades educativas exigentes e, simultaneamente, criativas e ecologicamente integradoras da diferença.

Para conhecer o programa completo neste link