II Seminário Luso-Brasileiro em Grândola: ELO continua a apostar na Investigação, no Ensino e na Internacionalização

No próximo dia 27 de Setembro, investigadores portugueses e brasileiros vão juntar-se, em Grândola, no II Seminário Luso-Brasileiro “Paradigmas de Aprendizagem: da Reflexão à Prática”. Os emergentes ambientes de aprendizagem, o perfil do estudante do século XXI, a utilização de recursos digitais e ferramentas da web em diferentes contextos e níveis de ensino serão alguns dos temas em destaque.

cartazgDando seguimento ao iniciado em Coimbra, que recebeu o I Seminário Luso-Brasileiro no mês de maio, a ELO continua a apostar na promoção de projetos de investigação em áreas prioritárias dos Centros Locais de Aprendizagem, assumindo como fundamentais as áreas estratégicas da própria Universidade Aberta, com especial destaque para a Investigação, o Ensino e a Internacionalização.

A António Moreira, docente da Universidade Aberta e coordenador científico da ELO, vão juntar-se vários membros colaboradores da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local: Fátima Goulão, Angélica Monteiro e Sara Trindade explorarão o que tem vindo a ser realizado, a nível de investigação, pela Universidade Aberta, pela Universidade do Porto e pela Universidade de Coimbra. Do painel de oradores constam ainda Paula Carqueja, Presidente da Associação Nacional de Professores; Daniel Mill, docente e gestor de Educação a Distância na Universidade Federal de São Carlos, Brasil; Thiago Reginaldo e Kaio Eduardo, investigadores brasileiros, da Universidade do Estado de Santa Catarina e da Universidade Tiradentes; e Rosa Bernardino, responsável pelos Laboratórios de Aprendizagem no Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém.

Para assinalar este início de ano letivo, Domingos Caeiro, Vice-Reitor da UAb e coordenador-geral da UMCLA, presidirá à sessão de abertura deste Seminário, dirigido a professores e educadores e que surge de uma parceria entre a Universidade Aberta (no âmbito da ELO), a Associação Nacional de Professores, o Agrupamento de Escolas de Grândola e a Câmara Municipal de Grândola.

O Seminário terá lugar no Cineteatro Grandolense, das 14h00 às 19h00. Com participação gratuita.