Cinema científico e educativo em destaque no CLA de S. João da Madeira

Francisco Garcia Garcia da Universidad Complutense de Madrid e Gerardo Ojeda Castañeda, da Escuela de Altos Estudios em Comunicación Educativa serão dois dos especialistas convidados do IV Simpósio Internacional Fusões no Cinema, a quem caberão as honras de proferir, respetivamente, as conferências de abertura e de encerramento deste evento internacional com a chancela da Universidade Aberta.

S. João Madeira

S. João Madeira

Será já nos próximos dias 17 e 18 deste mês, em São João da Madeira, localidade que recebe o evento pela primeira vez. Esta quarta edição do Simpósio é coorganizada pelos Caminhos Film Festival e pela Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) da UAb, numa parceria estreita entre Universidade, o seu Centro Local de Aprendizagem em S. João da Madeira e a própria autarquia, que apoia o evento.

 

Na presente edição do Simpósio Internacional Fusões no Cinema, e considerando a parceria estabelecida com o Plano Nacional de Cinema (PNC), operacionalizado pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), pela Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema e pela Direção-Geral da Educação (DGE), o programa do evento, não excluindo as outras linhas prioritárias, dará especial destaque à Linha 3 – Cinema, Investigação e Educação.

O programa, que pode ser consultado no seguinte link https://caminhos.info/simposio/programa-oradores-convidados/#.WgScOuRWK1s, terá importância especial para educadores e docentes, sendo que a sua participação será gratuita e permitirá o acesso à acreditação da Ação de Curta Duração Aprender com o Cinema em Contexto Educativo. O Simpósio, para além da componente presencial, terá ainda uma componente online que se estenderá pela semana seguinte, com conferências em ambiente virtual de especialistas na área da educomunicação do Brasil.

Do programa também faz parte a exibição de várias curtas metragens, em ambos os dias de atividades.