Apresentação

A Unidade de Investigação em Estudos do Local, adiante designada ELO é uma unidade móvel de investigação, criada no âmbito do Instituto Coordenador de Investigação e que se articula com a Unidade de Missão dos Centros Locais de Aprendizagem, adiante designada UMCLA.

A ELO foi criada para concretizar uma das atribuições da UMCLA, de acordo com os despachos reitorais 400/R/2009 e 53/R/2012, concretamente a de promover o desenvolvimento de projetos de investigação em áreas prioritárias dos CLA. A ELO está, assim, vocacionada para a realização de investigação-ação no âmbito das problemáticas do local, procurando congregar investigadores de diversas áreas do saber com vista à elaboração de estudos multi e transdisciplinares.

OBJETIVOS GERAIS

A ELO tem como objetivos gerais:
• Contribuir para o desenvolvimento da investigação científica e do desenvolvimento local, através da realização de projetos de investigação, coletivos ou individuais, em parceria com instituições e atores sociais locais.
• Desenvolver investigação científica aplicada, numa perspetiva multi e transdisciplinar;
• Proporcionar um espaço para o diálogo e desenvolvimento de projetos entre investigadores das ciências sociais e humanas, ciências exatas e tecnológicas.
• Apoiar a formação superior avançada dos coordenadores dos CLAs e dos estudantes da UAb.
• Criar redes nacionais e internacionais de cooperação científica e tecnológica entre investigadores, universidades, centros de investigação e empresas;
• Promover a publicação e edição de trabalhos científicos e a produção de conteúdos para os media digitais sobre as problemáticas do local.

Coordenador Científico:

antonio

 

 

 

 

 

José António Moreira